segunda-feira, 13 de maio de 2013

 Relatos de experiência





Experiências e contribuições do PIBID Filosofia na Unidade de Ensino Moysés Bohana, em Ilhéus/Ba.
                                                                       
                                                                                      Janicleide Marques Lima¹
                                                                                      Roselita L. S. Serqueira²
                                                                                      Hanná Moraes³

O objetivo deste trabalho é relatar nossas experiências e contribuições do cotidiano escolar no Colégio Estadual Moyses Bohana, localizado no município de Ilhéus-Ba, ao qual estamos inseridos através do projeto de iniciação à docência (Pibid- Filosofia) sob a supervisão da docente Carina Carvalho e coordenação do docente Roberto Sávio Rosa da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA.
O subprojeto de Filosofia tem como um de seus objetivos, proporcionar a capacitação e desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, além de promover diálogos entre a universidade (coordenadores de áreas) e as unidades de ensino básico (supervisor-bolsista), favorecendo a utilização dos métodos, dos conteúdos e do material didático empregado. 
Neste sentido, o projeto procura sensibilizar os discentes do curso de Filosofia da UESC para as necessidades de intervenção qualificada (praticas de magistério) nas escolas públicas, como: preparação de conteúdos, escolha de bibliografia, desenvolvimento de metodologia de ensino, de planos de aula e de cursos. A intervenção dos discentes e coordenador do projeto Pibid-Filosofia visa proporcionar a capacidade de raciocínio
crítico dos estudantes do ensino médio, através do domínio conceitual, compreensão e ampliação do vocabulário, além da abrangência cultural (estética: cinema, fotografia; política: cidadania; educacional: incentivo à atividade docente).
O PIBID do Curso de Filosofia vem sendo desenvolvido, nesta Unidade de Ensino, desde o segundo semestre de 2011. No entanto, nossa intervenção teve início no segundo semestre de 2012, devido a várias paralisações e greves no estado da Bahia, o que acarretou uma série de dificuldades enfrentadas pelos discentes-bolsistas, a saber: mudança no conteúdo programático, reorganização dos horários e turmas, além da indisponibilidade de tempo hábil para realizações das atividades propostas pelo PIBID, visto que a supervisora-bolsista teria de cumprir as atividades recorrentes da unidade de ensino.
Assim, ao término do ano letivo, que em função da greve se estendeu até fevereiro, conseguimos realizar na escola duas oficinas, com a participação de 362 estudantes, que foram bastante elogiadas pela direção e coordenação pedagógica da escola. Com efeito, isso garantiu aos discentes-bolsistas um melhor acolhimento da escola, professores e alunos, pois, até então, nos faltava espaço para as intervenções.
Neste ano, o acolhimento do projeto se tornou mais evidente, em função da proposta do subprojeto de filosofia, o projeto de cinema, que acontece aos sábados. O projeto de cinema na escola, intitulado Sábados Secretos, tem como objetivo principal a apresentação de filmes envolvendo temáticas que possam ser inseridas no conteúdo proposto pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através do programa “Avalie-Ba”. Depois de cada apresentação, realizamos um trabalho de dinâmica com os envolvidos (estudantes, professores), com a finalidade de incentivar a participação de todos em discussões voltadas para a formação de cidadãos críticos, um dos objetivos do subprojeto. Apesar de recente (três sessões), a acolhida foi muito positiva, tanto por parte da direção quanto dos docentes e alunos. Apesar da sessão de cinema ocorrer em dia não letivo (sábados), a participação é crescente, o que nos motiva a seguir adiante.

Além disso, contamos com a participação e ajuda de professores das diversas áreas, tanto na divulgação, quanto no fomento ao projeto, além da participação dos mesmos nas sessões, favorecendo o enriquecimento da discussão e da aprendizagem.
Ademais, os docentes e estudantes da unidade escolar procuram-nos para indicação de filmes. Em função da grande participação, principalmente por parte dos estudantes, procuramos atender a todos, elaborando uma enquete para votação dos filmes indicados em nossa página no Facebook, PIBID Moysés Bohana. O exercício desta prática auxilia no sucesso do programa, pois o interesse demonstrado pela maioria dos jovens reforça o exercício da cidadania.
Através deste “pequeno” projeto, conseguimos estabelecer e solidificar o diálogo entre docentes do Colégio Estadual Moysés Bohana e a Universidade. Deve-se ressaltar, também, que o projeto desenvolvido no Colégio Estadual Moysés Bohana não se restringe somente a área de filosofia, mas abrange diversas áreas do conhecimento o que o torna ainda mais gratificante!!!!












¹ Discente do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Bolsista do Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).
² Discente do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Bolsista do Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).
³ Discente do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Bolsista do Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).


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