Relatos de experiência
Experiências e contribuições do PIBID Filosofia na Unidade de Ensino Moysés Bohana, em Ilhéus/Ba.
Janicleide Marques Lima¹
Roselita L. S. Serqueira²
Hanná
Moraes³
O
objetivo deste trabalho é relatar nossas experiências e contribuições do cotidiano
escolar no Colégio Estadual Moyses Bohana, localizado no município de Ilhéus-Ba,
ao qual estamos inseridos através do projeto de iniciação à docência (Pibid-
Filosofia) sob a supervisão da docente Carina Carvalho e coordenação do docente
Roberto Sávio Rosa da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA.
O
subprojeto de Filosofia tem como um de seus objetivos, proporcionar a
capacitação e desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, além de promover
diálogos entre a universidade (coordenadores de áreas) e as unidades de ensino
básico (supervisor-bolsista), favorecendo a utilização dos métodos, dos
conteúdos e do material didático empregado.
Neste
sentido, o projeto procura sensibilizar os discentes do curso de Filosofia da
UESC para as necessidades de intervenção qualificada (praticas de magistério)
nas escolas públicas, como: preparação de conteúdos, escolha de bibliografia,
desenvolvimento de metodologia de ensino, de planos de aula e de cursos. A
intervenção dos discentes e coordenador do projeto Pibid-Filosofia visa
proporcionar a capacidade de raciocínio
crítico
dos estudantes do ensino médio, através do domínio conceitual, compreensão e
ampliação do vocabulário, além da abrangência cultural (estética: cinema,
fotografia; política: cidadania; educacional: incentivo à atividade docente).
O PIBID do Curso de Filosofia vem
sendo desenvolvido, nesta Unidade de Ensino, desde o segundo semestre de 2011.
No entanto, nossa intervenção teve início no segundo semestre de 2012, devido a
várias paralisações e greves no estado da Bahia, o que acarretou uma série de
dificuldades enfrentadas pelos discentes-bolsistas, a saber: mudança no
conteúdo programático, reorganização dos horários e turmas, além da
indisponibilidade de tempo hábil para realizações das atividades propostas pelo
PIBID, visto que a supervisora-bolsista teria de cumprir as atividades
recorrentes da unidade de ensino.
Assim,
ao término do ano letivo, que em função da greve se estendeu até fevereiro,
conseguimos realizar na escola duas oficinas, com a participação de 362
estudantes, que foram bastante elogiadas pela direção e coordenação pedagógica
da escola. Com efeito, isso garantiu aos discentes-bolsistas um melhor
acolhimento da escola, professores e alunos, pois, até então, nos faltava
espaço para as intervenções.
Neste
ano, o acolhimento do projeto se tornou mais evidente, em função da proposta do
subprojeto de filosofia, o projeto de cinema, que acontece aos sábados. O projeto
de cinema na escola, intitulado Sábados
Secretos, tem como objetivo principal a
apresentação de filmes envolvendo temáticas que possam ser inseridas no
conteúdo proposto pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através do
programa “Avalie-Ba”. Depois de cada apresentação, realizamos um trabalho de
dinâmica com os envolvidos (estudantes, professores), com a finalidade de
incentivar a participação de todos em discussões voltadas para a formação de
cidadãos críticos, um dos objetivos do subprojeto. Apesar de recente (três
sessões), a acolhida foi muito positiva, tanto por parte da direção quanto dos
docentes e alunos. Apesar da sessão de cinema ocorrer em
dia não letivo (sábados), a participação é crescente, o que nos motiva a seguir
adiante.
Além
disso, contamos com a participação e ajuda de professores das diversas áreas,
tanto na divulgação, quanto no fomento ao projeto, além da participação dos
mesmos nas sessões, favorecendo o enriquecimento da discussão e da
aprendizagem.
Ademais,
os docentes e estudantes da unidade escolar procuram-nos para indicação de
filmes. Em função da grande participação, principalmente por parte dos
estudantes, procuramos atender a todos, elaborando uma enquete para votação dos
filmes indicados em nossa página no Facebook, PIBID Moysés Bohana. O exercício desta prática auxilia no sucesso
do programa, pois o interesse demonstrado pela maioria dos jovens reforça o
exercício da cidadania.
Através
deste “pequeno” projeto, conseguimos estabelecer e solidificar o diálogo entre
docentes do Colégio Estadual Moysés Bohana e a Universidade. Deve-se ressaltar,
também, que o projeto desenvolvido no Colégio Estadual Moysés Bohana não se
restringe somente a área de filosofia, mas abrange diversas áreas do
conhecimento o que o torna ainda mais gratificante!!!!
¹ Discente do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz –
UESC/BA. Bolsista do Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).
² Discente do Curso de
Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Bolsista do
Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).
³ Discente do Curso de
Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Bolsista do
Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).
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