segunda-feira, 13 de maio de 2013

                     

Relatos de experiência





AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MOYSÉS BOHANA



Janicleide Marques da Silva ¹
Maria Eduarda Bandeira Cardoso dos Santos ²
Roberto Sávio Rosa ³

O objetivo deste trabalho é relatar nossas experiências em relação às condições do trabalho docente referentes ao cotidiano escolar no Colégio Estadual Moyses Bohana, no município de Ilhéus, ao qual estamos inseridos através do projeto de iniciação a docência (Pibid- Filosofia) sob a supervisão da docente bolsista Carina Carvalho. Nesse período de vivência com o espaço escolar ficou evidente o comprometimento da docente, no desenvolvimento de suas aulas, haja vista as condições insatisfatórias enfrentadas pela docente: carga horária alta associada aos baixos salários, falta de material didático-pedagógico e na displicência dos estudantes. Na troca de experiência entre os bolsistas, percebeu-se que as aulas são diferentes nos dois turnos: no turno da noite as aulas apresentam caráter diferenciado, pois há uma diferença na faixa etária em relação aos estudantes do matutino, além disso, muitos trabalham e possuem família, no que ocasiona menor rendimento nos estudos. Ademais, a docente bolsista ministra 14 turmas entre manhã e noite, e percebemos que é recorrente o desgaste físico e mental da docente principalmente no turno da noite. Não obstante, a docente leciona nas escolas da rede municipal no período vespertino, a fim de complementar a renda, o que resulta num acentuado desgaste intelectual e na má qualidade de ensino nas escolas públicas. Diante de tais considerações, cabe ressaltar a importância do Pibid (filosofia) na formação de discentes-bolsistas para a futura docência, pois a vivência com o ambiente escolar transmitiu um sentimento de desvalorização da educação e, em especial dos docentes.
           
Palavras-chave: condições;docência;experiência.



¹ Discente do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Bolsista do Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).
²  Discente do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC/BA. Bolsista do programa de iniciação à docência (PIBID/CAPES).
³ Docente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – UESC/BA. Coordenador do Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário