Relatos de experiência
AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA INSTITUIÇÃO DE
ENSINO MOYSÉS BOHANA
Janicleide
Marques da Silva ¹
Maria Eduarda Bandeira
Cardoso dos Santos ²
Roberto Sávio
Rosa ³
O objetivo deste trabalho é relatar nossas experiências
em relação às condições do trabalho docente referentes ao cotidiano escolar no
Colégio Estadual Moyses Bohana, no município de Ilhéus, ao qual estamos
inseridos através do projeto de iniciação a docência (Pibid- Filosofia) sob a
supervisão da docente bolsista Carina Carvalho. Nesse
período de vivência com o espaço escolar ficou evidente o comprometimento da
docente, no desenvolvimento de suas aulas, haja vista as condições
insatisfatórias enfrentadas pela docente: carga horária alta associada aos
baixos salários, falta de material didático-pedagógico e na displicência dos
estudantes. Na troca de experiência entre os bolsistas, percebeu-se que as
aulas são diferentes nos dois turnos: no turno da noite as aulas apresentam
caráter diferenciado, pois há uma diferença na faixa etária em relação aos
estudantes do matutino, além disso, muitos trabalham e possuem família, no que
ocasiona menor rendimento nos estudos. Ademais, a docente bolsista ministra 14
turmas entre manhã e noite, e percebemos que é recorrente o desgaste físico e
mental da docente principalmente no turno da noite. Não obstante, a docente
leciona nas escolas da rede municipal no período vespertino, a fim de
complementar a renda, o que resulta num acentuado desgaste intelectual e na má
qualidade de ensino nas escolas públicas. Diante de tais considerações, cabe
ressaltar a importância do Pibid (filosofia) na formação de discentes-bolsistas
para a futura docência, pois a vivência com o ambiente escolar transmitiu um
sentimento de desvalorização da educação e, em especial dos docentes.
Palavras-chave:
condições;docência;experiência.
¹ Discente do Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA.
Bolsista do Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).
² Discente do
Curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC/BA. Bolsista do
programa de iniciação à docência (PIBID/CAPES).
³ Docente do Departamento de Filosofia e Ciências
Humanas – UESC/BA. Coordenador do Programa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES).
Nenhum comentário:
Postar um comentário